INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

16 de junho de 2015

Resenha: As cinco pessoas que você encontra no céu, de Mitch Albom

Marcadores: ||
Autor: Mitch Albom 
Editora: Sextante 
190 Páginas 
  
Sinopse: Com o mesmo estilo sensível e profundo de A Última Grande Lição, Mitch Albom nos presenteia, após seis anos de espera, com uma comovente fábula que nos faz refletir sobre o verdadeiro significado de nossa existência. As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu conta a história de Eddie, mecânico de um parque de diversões que morre no dia de seu aniversário de 83 anos tentando salvar uma garotinha. Imerso numa rotina de trabalho e solidão, ele passou a vida se considerando um fracassado. Ao acordar no céu, encontra cinco personagens inesperados que lhe mostram como ele foi importante. Este livro foi escrito para cada um de nós, pois freqüentemente nos sentimos frustrados e inúteis – assim como Eddie – por não termos realizado nossos sonhos. Ele nos faz lembrar que vivemos numa ampla teia de ligações e que temos o poder de mudar o destino dos outros com um pequeno gesto, e nos faz descobrir a importância da lealdade e do amor em nossas vidas. Compre o livro aqui.

O livro de hoje é simples, tem um título que parece de auto-ajuda, mas é muito mais do que parece. Não me lembro onde li sobre esse livro, não sei se foi em alguma resenha, só me lembro de achar o título diferente.
Eddie é um senhor que trabalha na manutenção de um pequeno parque de diversões em um pier. Ele passou toda sua vida no parque, faz o mesmo trabalho que o seu falecido pai fazia e viu de perto todas as transformações do local.

No seu aniversário de 83 anos, ele falece tentando salvar uma criança de um acidente no parque. Quando acorda, está no céu, mas não no seu próprio, mas no da primeira pessoa dessa longa jornada.
"Pode parecer estranho uma história começar pelo fim. Mas todos os fins são também começos."
As pessoas que encontra, tem uma conexão com a vida dele, mesmo que algumas delas ele não conheça ou não compreenda o porquê do encontro. Essas cinco pessoas que Eddie encontra, tem ou o levam para as respostas de acontecimentos da vida dele, muitos segredos e dúvidas, são revelados por elas.

Cada pessoa tem o próprio céu, o lugar a representa de um modo que nós, os leitores, e Eddie só entendemos com a explicação de cada personagem.
"É porque o espírito humano sabe, lá no fundo, que todas as vidas se entrecruzam. Que a morte não leva uma pessoa simplesmente, ela também deixa de levar uma outra, e na pequena distância que há entre ser levado e ser deixado as vidas se modificam."
O livro em nenhum momento mencionou religião, o que na minha opinião, foi a melhor opção que o autor poderia ter tido, e adorei o caminho que se deve percorrer para chegar ao seu próprio céu.
 "O céu é isso. A gente vem entender nossos dias de ontem."
Durante a historia, enquanto Eddie esta no céu, há alguns flashbacks sobre o seu passado; o que achei um pouco exagerado ou cômico é que muitos acontecimentos, bons ou ruins são no dia do aniversário dele. Existe um filme com o mesmo título, mas não tive a oportunidade de assistir, mas acho legal avisar para os interessados em adaptações. :)

Bom, Eddie é um velhinho que pensa que sua vida não tem propósito, mas é um fofo, que adora crianças, ama sua mulher e fará falta para todos do parque Ruby Pier. 

Espero que vocês tenham gostado da resenha! Deixem suas opiniões nos comentários.
E lembrem-se: foca na leitura!
Blogger
Facebook

2 comentários

  1. Parece ser um livro emocionante e reflexivo, senti vontade de ler e gostei mais ainda quando você mencionou que o autor não usou nenhuma religião como base, ai sim me interessei mais ainda!

    Me faz uma visitinha lá no Estandy Books - A Estante da Andy Tem novidades e post novo por lá!

    ResponderExcluir
  2. Que blog demais! Parabéns :)
    http://sweetbooksbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir