INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

25 de janeiro de 2017

Falando Sobre: Um Coração e Seus Segredos

Marcadores: , ||

Autor: Luís de Oliveira
Editora: Não há. O livro é uma publicação independente.
119 Páginas

Sinopse: Um sentimento oculto, quieto e avassalador. Uma proteção de início sem respostas. A descoberta do amor recíproco com o sabor do primeiro toque de lábios. O destino, a confusão, a ausência e caminhos indecifráveis da vida. Novas descobertas e vidas de lados apostos, um segredo e palavras guardadas que resolveriam o sofrimento do coração.Perdas, renascimento de amor, obstáculos, sofrer, conquistas e felicidade. Anos, traços envolventes, quentes, beijos e desejos. Reciprocidade de corações, frutos, juramentos de eternidade. Um amor capaz de alimentar várias vidas. Valentina faz com que Bruno jure a eternidade ao seu lado, as estações mudam. Será que Bruno irá se manter feliz? Será que eles ficarão juntos para sempre?"Um coração e seus segredos" traz um amor que rompe qualquer barreira posta pelos caminhos do destino, que faz os corações mais sensíveis suspirar por palavras que mostram o amor humano além de interesses carnais. Bruno, personagem principal do enredo, traz toda sua sensibilidade em cada gesto, se permite chorar, amar e caminhar por mundos que jamais imaginou que conheceria, mas nunca deixa que a fraqueza leve embora a vontade de ter Valentina nos seus braços.
Um Coração e Seus Segredos conta a história de Bruno e Valentina, um casal muito apaixonado que se conheceu no colegial. Bruno é um garoto tímido, de cabelos bagunçados e cavanhaque negro e que usa óculos. Valentina tem cabelos longos e louros e a pele "branca como a neve". Ela é descrita como "uma verdadeira princesa". 

A primeira cena do livro em que os dois aparecem é a do baile de formatura do colégio. Nela, Armando, que aparentemente é o valentão da escola e quer a atenção de todas as meninas para si, pega Valentina pelo braço e tenta roubar dela um beijo. Bruno, sem pensar, levanta da mesa onde está e vai defender Valentina. Bruno e Armando começam a discutir e logo depois, partem para a briga com socos até Valentina pedir que parem. 

Neste momento, eu preciso destacar uma passagem que me incomodou MUITO e me deixou um tanto quanto ofendida ao ler. Ao descrever o pedido de Valentina para que a briga chegasse ao fim, Bruno diz: 
[Valentina] "Salvou-me e ao mesmo tempo me deixou ainda mais envergonhado por precisar da ajuda de uma mulher".
"... envergonhado por precisar da ajuda de uma mulher". Eu realmente gostaria de entender porque precisar da ajuda de uma mulher pode causar vergonha a alguém. Mulheres são inferiores? Não são capazes ou adequadas o suficiente para defender alguém? 

No dia seguinte ao baile, Valentina visita a casa de Bruno para saber como ele está. Os dois acabam trocando um beijo apaixonado e declarando o amor que sentem um pelo outro, mas logo depois, Valentina deixa a casa de Bruno correndo, sem nem se despedir. 

Meses se passam e os dois não se encontram mais. Chega a hora de Bruno ir para a faculdade, muito distante de onde ele mora. Instantes antes de partir ele recebe uma carta de um garoto qualquer na rua, cujo remetente é Valentina. Sem coragem de abrir, Bruno vai embora mesmo assim. Mas, o que será que diz a carta? Será que Bruno e Valentina ficarão juntos? 

A história é toda narrada por Bruno, em primeira pessoa. Isso acontece até nos momentos em que ficamos sabendo como está a vida de Valentina enquanto Bruno está na faculdade, o que achei um tanto quanto estranho, pois além de descrever, ele ainda se posiciona diante dos acontecimentos. Como isso pode acontecer se ele não está vivendo o momento? Acho que aqui poderia haver outro tipo de construção da narrativa, como capítulos intercalados entre os dois personagens. 

Algo que prejudicou muito minha leitura foi a quantidade considerável de erros de concordância verbal presentes na história, além de palavras escritas erradas e a posição de alguns parágrafos que deixavam um grande espaço em branco na página. 

Também gostaria de ter conhecido um pouco do passado dos personagens para saber como aconteceu essa paixão tão forte que sentem um pelo outro. No começo do livro Bruno já se declara extremamente apaixonado por Valentina. 

Bom, é isso, o que vocês acharam? Me contem aí nos comentários! Vocês têm interesse em ler a história? 


Um beijo e foca na leitura!
Blogger
Facebook

2 comentários

  1. Oii!

    Gostei da resenha, parece um bom livro. Tenho descoberto alguns livros de autores, inclusive nacionais que não são tão comentados e já curti várias histórias. Acredito que devemos valorizar histórias como a que tu resenhou, sem editora. Vamos descobrir ótimos autores dessa forma.

    beijos

    http://mecontanoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Se você ler o livro, espero que tire dele mais lições do que eu... Essa leitura realmente não funcionou para mim...
      Beijo.

      Excluir