INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

11 de julho de 2016

Falando Sobre: Náufragos, traficantes e degradados

Marcadores: , ||
Autor: Eduardo Bueno
Editora: Estação Brasil (Sextante)
Ano: 2016
176 Páginas

Sinopse: Os anos mais desconhecidos da história do Brasil são justamente aqueles que se estendem da descoberta de Cabral, em abril de 1500, à expedição de Martim Afonso de Sousa, em 1531. Repletas de drama, ação e aventura, essas três décadas não são apenas as mais misteriosas, mas também as mais intensas e movimentadas. Tudo isso graças aos incríveis personagens que acabaram definindo os rumos da colônia: os náufragos, traficantes e degredados. A partir de diários de bordo, narrativas de viagem e fragmentos de cartas, este livro busca resgatar a trajetória pessoal desses homens de reputação sombria e origem enigmática, à margem da história oficial. Embora tenham vivido além dos limites, além da lei e aquém da ética, eles foram os primeiros brasileiros – no sentido literal da palavra. Passados 500 anos, é chegada a hora de náufragos, traficantes e degredados recuperarem o papel que desempenharam na construção do Brasil, ao conseguirem se aliar aos índios e conquistar poder político, intermediando o comércio com potências europeias. Este é o segundo volume da coleção Brasilis, que alcançou a marca de 1 milhão de exemplares vendidos e inaugurou um estilo leve, crítico e divertido de contar a história de nosso país.
Náufragos, traficantes e degradados conta como aconteceram as primeiras expedições ao Brasil, mesmo antes de Pedro Álvares Cabral; também relata como alguns índios se rebelaram diante da invasão dos portugueses, espanhóis e franceses e outros, se aliaram a eles. 

O livro também dá detalhes de como funcionava a exploração de pau-brasil (até praticamente sua extinção) e como funcionou a disputa pelas riquezas do Rio da Prata.

Algo que me incomodou logo no começo foi a seguinte frase do autor:
"Era 26 de janeiro de 1500 e os homens comandados pelo capitão Vicente Yáñez Pinzón tinham acabado de descobrir o Brasil." Pág. 11
O problema é que, hoje, sabe-se que o "descobrimento" do Brasil pelos espanhóis, portugueses e franceses foi na verdade um achado, porque a terra já estava habitada.  Além disso, também encontrei alguns erros de revisão durante a leitura. 

A parte legal é que a edição possui algumas ilustrações e legendas que nos ajudam a contextualizar melhor o que estamos lendo, além de notas sobre algumas personalidades no fim do livro. 

Enfim, é isso! Náufragos, traficantes e degradados deve funcionar para os amantes de história e para aqueles que querem conhecer um pouco mais afundo o período das navegações no Brasil. 

Vocês têm interesse nesse tipo de livro? Gostam de lê-los? Comentem aí!
Um beijo e foquem na leitura!
Blogger
Facebook

46 comentários

  1. Olá
    Eu não conhecia a obra, mas não me interesso por esse tipo de leitura, apesar de saber que é ótimo para quem está a procura do assunto relacionado. Concordo com você sobre a parte do descobrimento, acho que isso também me incomodaria durante a leitura.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer!
      Depois de ter lido percebi que é para quem procura esse assunto específico mesmo, como você disse :)
      Beijo.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Bom, esse tipo de livro me lembra muito leitura escolar que tenho mensalmente na escola. Então acho que não coloria na minha lista do ano, apesar de ter conhecimento sobre o Brasil que eu adoro (história é uma matéria linda) porém não me agrada muito esse tipo de leitura. Foi ótimo conhecer e ler sobre esse livro! Parabéns, resenha linda. Beijinhos!
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karoline!
      Eu também acho História uma matéria linda e maravilhosa <3
      Obrigada por elogiar a resenha :)
      Beijo.

      Excluir
  3. Eu achei bem interessante essa coisa de se aprofundar na história das grandes navegações e como nosso pais tem parte importante nisso, creio que vou curtir a leitura, só desanimei quando você falou sobre os erros de revisão, mas quer ler mesmo assim.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivi!
      Que bom que você se interessou pelo livro, se você ler espero que goste mais dele do que eu gostei :)
      Beijo.

      Excluir
  4. Oi
    Infelizmente não é uma leitura que chame muito minha atenção, mas com certeza é um prato cheio para quem gosta do gênero.
    Até mesmo para confrontar com as versões da história. Uma pena que há alguns errinhos.
    Valeu a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rízia!
      Para quem gosta de história é um prato cheio com certeza!
      Beijos.

      Excluir
  5. Eu quero muito ler este livro mas gostaria que você tivesse exposto mais sobre a obra, explicado um pouco melhor o contexto e colocado mais quotes para que eu entendesse se o livro é narrado como um livro de história ou algo que fica meio chato mesmo, meio monótono.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Greice! Obrigada pelas críticas, ajuda muito para nós melhorarmos cada vez mais!
      Então, o livro não é narrado em forma de romance, ele apenas descreve os acontecimentos de forma mais ou menos cronológica.
      Beijo.

      Excluir
  6. Oie, tudo bom? Adorei sua resenha! Super objetiva e sincera. Esse não é um livro que me chama atenção, então não leria no momento... acho que para quem estuda o tema ou tem bastante curiosidade pode ser mais interessante. Vou indicar para uma amiga minha que curte história!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabrielly!
      Obrigada pelo comentário, fico muito feliz em saber que você indicou para alguém :)
      Beijo.

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Na verdade, História era uma das matérias que eu mais detestava e sempre passava longe, haha. Mas creio que ainda assim seria legal conhecer esse livro e conhecer um pouco mais sobre o "descobrimento" do Brasil. Também fiquei incomodada com esse termo usado pelo autor, antes eu não percebia mas realmente é errado falar assim. Gostei de saber que há ilustrações e notas no livro, pois ele me parece ser um pouco difícil, já que nunca fui muito fã de História e as imagens iriam me ajudar a visualizar melhor. Espero ler um dia!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      As imagens ajudam muito sim, ainda mais porque junto com elas às vezes vinham textinhos complementares ;)
      Beijo.

      Excluir
  8. Oi, tenho que confessar que essa história não me chamou a atenção. Não sou muito ligada em livros que retratam a história do Brasil... E suas impressões também não me convenceram em nada para ler. Essa não é uma obra que eu lerei no futuro, mas fica a dica para quem gosta!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Às vezes quando a gente sabe que não vai gostar do livro é melhor passar a leitura, né? Assim não perde tempo, haha.
      Beijo.

      Excluir
  9. Oi!
    Achei bem interessante a proposta desse livro, antigamente eu gostava mais de fatos históricos, mas hoje em dia mudei um pouco e confesso que esse livro não me prenderia completamente.
    mas mesmo assim dica anotada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina!
      Se você ler o livro, espero que ele funcione melhor para você do que funcionou para mim :)
      Beijo.

      Excluir
  10. Oiee ^^
    Ando me interessando muito por história ultimamente, e este livro estava na minha listinha de desejados por conta disso, mas saber que você encontrou erros me desanimou um pouco. Nem me lembro qual foi o último livro que eu li que não tinha erros de revisão *-* Gostei de saber que há ilustrações e legendas :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Espero que a essa altura você já tenha lido o livro, hahaha.
      Livros com erros de revisão realmente chateiam :/
      Beijo.

      Excluir
  11. Oi!

    Eu sempre fui amante de história, principalmente a do Brasil, então esse livro será ótimo de se ler. Além do mais, ele vai agregar muito ao meu conhecimento. É uma pena conter erros de revisão, mas espero não me incomodar muito. Parabéns pela resenha.

    bjs =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anelise, espero que você já tenha lido o livro xD
      Beijo.

      Excluir
  12. Olá, adoro história, ainda mais história do Brasil, tanto que pretendo me formar em história assim que acabar Letras.Achei um livro bem interessante já que é um assunto que gosto, irei tentar lê-lo em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela!
      Eu faço Jornalismo e pretendo fazer história como segunda graduação :DD
      Se você realizar a leitura, espero que ele funcione melhor para você do que pra mim!
      Beijo.

      Excluir
  13. Oi!
    Esse não seria um livro que eu leria. Mas acho interessante ele ter como base diários e cartas, mostra uma pesquisa mais aprofundada do escritor.
    Fico muito chateada quando encontramos erros de revisão e isso me incomoda demais. Que pena que você achou neste.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina!
      Sim, acho que o autor deu uma boa pesquisada antes de escrever e isso me deixou contente :)
      Beijo.

      Excluir
  14. Olá!
    Sou amante de história e acho que vou curtir bastante a leitura do livro. Essa frase me incomodou apenas de ter lido em sua resenha, me pergunto como me sentirei ao ler o livro em si. Mas, apesar disso, acho que toda a história vale muito a pena e é bastante legal para conhecermos nossa história.
    Anotei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      A frase me incomodou muito quando eu estava lendo, hahaha. Se você ler o livro, espero muito que goste :)
      Beijo.

      Excluir
  15. Oi!
    Gosto muito de livros sobre história, seja nacional ou não, mas não consegui sentir empatia por esse, tanto pela capa quanto pela sinopse que me pareceu trazer uma trama um tanto desanimadora. Ainda mais por possuir erros de revisão, acho que não seria, para mim, uma boa leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Te entendo, também foi ruim para mim :/
      Beijo.

      Excluir
  16. Puxa, não esperaria que esse tipo de livro tivesse erros de revisão. O que me chamou a atenção foi a presença de ilustrações, mas não acho que leria. Nunca fui ligada em história, a única época que consegue me prender é a da Segunda Guerra Mundial, como é bem distante da das navegações no Brasil não vou querer conferir.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!
      Eu também não esperava erros, na verdade acho que ninguém espera, né? Hahaha, aí fica aquela pontinha de decepção...
      Eu também adoro livros sobre a Segunda Guerra!
      Beijo.

      Excluir
  17. Olá, tudo bem?
    Para ser sincera eu não senti vontade e nem curiosidade com esse livro, talvez por eu não me interessar no assunto e nem muito na história ahahah mas acredito que é uma boa indicação para quem curte o gênero. Talvez um dia darei uma chance a ele, mas não no momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kétrin!
      Eu te entendo, hahaha. É bom a gente ler um livro no momento em que sentimos que é certo, né? Se não é capaz da gente não gostar justamente por não ser a época certa...
      Beijo.

      Excluir
  18. Olá!
    Já tinha lido a resenha desse livro e outro blog e ele me chamou a atenção, fiquei interessada em ler. Gosto bastante de livros que retratam períodos da historia. Dica já anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sophia! Que bom que você gostou, mas ele não funcionou muito pra mim não :/
      Beijo.

      Excluir
  19. Olá, tudo bom?
    Nunca li nada que se passasse no "descobrimento" do Brasil, mas, gostei da premissa e desses detalhes sobre a exploração do Pau Brasil! Uma pena são os erros de revisão, mas, ainda sim seria uma obra que eu leria! Uma pena não ter funcionado tão bem para você =/

    Beijos!
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pollyanna!
      Pelo seu comentário acho que você vai curtir o livro, não deixe de conferir!
      Beijo.

      Excluir
  20. Oi!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas como gosto bastante de história do Brasil já fiquei curiosa! Só é uma pena que a edição tenha erros de revisão...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eveline, fico feliz que tenha gostado :)
      Realmente, os erros de revisão atrapalham um pouco...
      Beijo.

      Excluir
  21. Noooossa mana, quero. HAHAHA. Eu fiz humanas (duas) e quando tinha 17 anos, descobri que os portugueses fugiram pro Brasil ao invés de terem se mudado pra cá... Desde então tenho curiosidade eterna sobre qualquer fato da história do Brasil. Talvez eu leia. Bjs. Amei a dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tayana!
      Se você ler, espero que goste do livro mais do que eu gostei ;)
      Beijo.

      Excluir
  22. Ola lindona confesso que livros que ficam muitos em história não me chamam atenção, no momento to bem focada em romances e distopias. Quem sabe em outro momento eu leia, acredito ser uma leitura muito rica em informações e conhecimentos sobre fatos de nosso país. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce!
      Espero que em algum determinado momento você queira ler sim, pois apesar de tudo ainda dá para levar algum aprendizado do livro.
      Beijo.

      Excluir
  23. Olá!
    Acho esses livros uma ótima leitura, sempre bom saber sobre a história de seu país.
    Que bom que foi uma leitura proveitosa e entendo o motivo de não gostar da frase do autor, dá uma certa raiva mesmo rs'

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tahis!
      Obrigada pelo comentário, eu aproveitei um pouco sim, acabei descobrindo informações que não sabia :)
      Beijo.

      Excluir