INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

5 de março de 2016

Falando Sobre: Enquanto Bela Dormia

Marcadores: , ||
Autora: Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
368 páginas

Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história. Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja tornam-se atemporais. Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original. Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor a magia mais poderosa do mundo , qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.

Olá pessoal!! Como vocês estão? A resenha de hoje é do livro Enquanto Bela Dormia, uma releitura do conto "A Bela Adormecida". Vocês acreditam em conto de fadas?

Era uma vez, uma rainha muito gentil e amada por todos. Essa rainha tinha um sonho: ter um filho. No entanto, ela nunca conseguiu realiza-lo e isso a deixava muito triste. Enquanto isso, em uma fazenda distante do reino, uma garota crescia em meio as dificuldades de uma família grande e sem dinheiro. Ela, assim como a rainha Lenore, tinha um grande sonho. Elise sonhava em um dia trabalhar no palácio como sua mãe um dia fez.

E é a partir de um surto de varíola que atinge a região onde Elise morava, que seu sonho começa a se tornar realidade, pois apesar de ter contraído a doença, a garota consegue sobreviver, ao contrário de sua mãe e seus irmãos. Sozinha no mundo agora, Elise parte para o vilarejo em busca de sua tia Agda, para que ela a prepare para poder trabalhar no palácio.
"É uma verdadeira benção sermos poupados do conhecimento prévio de nosso futuro e nosso fim." 
Quando finalmente Elise começa a trabalhar no castelo, ela e a rainha desenvolvem uma amizade verdadeira. E quando tudo parecia estar caminhando certo, com a rainha finalmente esperando um bebê, a verdade sobre um acordo entre rainha e Millicent para que a ela pudesse engravidar ameaça o futuro do reino, e Elise ficará mais envolvida do que ela jamais imaginou.

Releitura de contos de fadas são sempre interessantes. E Enquanto Bela Dormia me deixou bastante intrigada, pois diferente das outras histórias, a personagem principal não é alguém da realeza, e sim uma menina de uma fazenda que sonha em trabalhar no castelo. Elise é tão devota a rainha Lenore e a princesa Rosa, que ela abre mão de certas coisas que outras pessoas certamente não estariam dispostas.
"E eu viria a aprender que todo desejo concedido tem um preço, um preço que não temos como prever até ser tarde demais."
A história é narrada pela Elise já idosa, o que me deixou bastante curiosa para saber o que aconteceu com ela. Acompanhar a evolução dela durante a narrativa foi o que mais me cativou, de uma garotinha insegura Elise se transforma numa mulher corajosa e forte.
"A evolução do amor quase nunca é suave, e meu caminho viria a se tornar realmente pedregoso."
O desfecho da narrativa me surpreendeu bastante, mesmo que você já esperasse por isso, acontece de uma maneira totalmente diferente do que você imaginava.
"Quando se trata de assuntos do coração, é melhor encontrar a resposta dentro de você, não num vidro."
É isso pessoal! Vocês já leram ou têm vontade de ler? O que acharam?

Até mais e foca na leitura!
Blogger
Facebook

2 comentários

  1. Oi!
    Assim que a editora anunciou o lançamento desse livro eu fiquei bastante interessada. Gosto muito de conto de fadas e apesar de A bela adormecida não ser um dos meus prediletos adoro essa coisa de releituras. Gostei do fato de a protagonista não ser da realiza como você destacou o que torna o livro menos previsível.

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também fiquei super curiosa quando a Arqueiro divulgou o livro. Eu gostei bastante :D

      Beijos

      Excluir