INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

26 de fevereiro de 2015

Resenha: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Marcadores: ||
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Círculo do Livro
96 Páginas

Sinopse: "Há seis anos, sofri uma pane no deserto do Saara. Alguma coisa se quebrara no motor. E como não trazia comigo nem mecânico nem passageiros, preparei-me para executar sozinho aquele difícil conserto. Era para mim questão de vida ou de morte. A água que eu tinha para beber só dava para oito dias. Estava mais isolado que um náufrago num bote perdido no meio do oceano. Imaginem qual foi a minha surpresa quando, ao amanhecer, uma vozinha estranha me acordou.
- Por favor… desenha-me um carneiro!
Levantei-me num salto, como se tivesse sido atingido por um raio. E vi aquele homenzinho extraordinário que me observava seriamente. Olhava para essa aparição com os olhos arregalados de espanto. Quando consegui finalmente falar, perguntei-lhe:
- Mas… que fazes aqui?
E ele repetiu, então lentamente, como se estivesse dizendo algo muito sério:
- Por favor… desenha-me um carneiro.
E foi assim que conheci, um dia, o pequeno príncipe." Oi galera, hoje vim trazer para vocês a resenha de um livro sensacional que eu fiquei enrolando pra ler (e até hoje não sei o porquê, já que ele é perfeito). Definindo O Pequeno Príncipe de uma forma bem simples, posso dizer que ele é um livro infantil feito para pessoas grandes.
O Pequeno Príncipe vive em um planeta muito, muito pequeno - o asteroide B 612 - cuidando de sua rosa (que também tem seus espinhos). Um dia, fica cansado dela e resolve visitar outros planetas, pegando carona com os pássaros selvagens que imigravam, em busca de um amigo.

Cada planeta que visita é habitado por um tipo de pessoa, com personalidade e pensamento diferente. Pensei em escrever aqui todas as mensagens que essas pessoas trazem dentro de si, porém percebi que as interpretações são totalmente pessoais e que, talvez, não fosse uma boa ideia.

O último planeta que recebeu a visita do Príncipe foi a Terra. E foi lá que ele conheceu a raposa, que o ensina o valor da amizade, do amor e do companheirismo.
"Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo..."
O Príncipe também conhece o aviador, que nos mostra que nunca é tarde para corrermos atrás dos nossos sonhos.
"E eu corro o risco de ficar como as pessoas grandes, que só se interessam por números. Foi por causa disso que comprei uma caixa de tintas e alguns lápis também. É duro pôr-se a desenhar na minha idade, quando nunca se fez outra tentativa além de jiboias fechadas e abertas dos longínquos seis anos!"
Apesar de tudo, ao longo da viagem, ele sempre está com uma pontinha de saudade de sua rosa e de seu planeta.
"Sois belas, mas vazias. Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela é, sozinha, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o pára-vento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa."
Este é um livro de esperança, cheio de ensinamentos e reflexões, é até difícil expressar em palavras. Ele resgata a pura criança que existe em nós e nos ensina que não devemos julgar pelas aparências, que o que realmente precisamos não é visível aos olhos. Mas não podemos esquecer que sempre que quisermos ou precisarmos dos conselhos do Pequeno Príncipe, é só olhar as estrelas que ele estará lá.
"Tu olharás, de noite, as estrelas. Onde eu moro é muito pequeno, para que eu possa te mostrar onde se encontra a minha. É melhor assim. Minha estrela será então qualquer uma das estrelas. Gostarás de olhar todas elas... Serão, todas, tuas amigas."
Por último, quero dizer que eu não esperava pelo final desse livro e ele me deixou pensando por algum tempo. Acho que ele não podia ser melhor <3. Enfim, é isso, espero que vocês tenham gostado, leitura recomendadíssima!

Um beijo e foca na leitura!
Blogger
Facebook

16 comentários

  1. Amei a resenha Luiza,eu já li esse livro e também amei,lindo o livro,conteúdo ilustrações,tudo feito perfeitamente <3 Já li umas 3 vezes,e não me canso,sempre fico uns minutos refletindo sobre o livro....
    Enfim,amei a resenha e também super recomendo <3
    Beijos

    Cantinho da Bruna | @cantinhodabruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, o livro não é mesmo perfeito? hahaha. Faço das suas palavras as minhas!
      Fico feliz que tenha gostado ^^
      Beijo.

      Excluir
  2. Oi Luiza,
    Eu não sei porque ainda não li esse livro, a minha escola tem o nome do autor e então na biblioteca tem uma sessão só do autor e tem muitos livros do Pequeno Príncipe. Pelas coisas que ele parece ser perfeito, não vejo a hora de ler para ter minha opinião, porque imagina que perfeito seria se quando você cansasse de um planeta e fosse para outro? Kk

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Gabriel, eu adoraria estudar na sua escola só por poder ir sempre a essa biblioteca! Deve ser perfeita! Leia o livro sim, aproveita pra e contar o que achou ^^
      Beijo.

      Excluir
  3. Apesar de ser classificado como livro infantil, ele tem muito a nos ensinar
    Ele é um livro muito filosófico pra ser considerado infantil, ele entra pra minha meta de leitura de 2015

    Beijos
    http://aasleep.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro é um ensinamento mesmo, leia-o logo auahauahu
      Beijo.

      Excluir
  4. Nostalgia, amo! Li faz muito tempo e preciso fazer isso novamente, com certeza.
    Ótima resenha Luiza e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Pequeno príncipe, meu livro preferiido, que é tão simples e tão belo, que possui um ensinamento tão grande, que não foi feito para complicação, a mensagem é obvia que muitas pessoas não a vêem.
    Acho, na verdade, tenho certeza, que todos deveriam ler esse pequeno livro uma vez na vida!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Luana, você definiu meu pensamento sobre esse livro! E com certeza, todos deveriam lê-lo simmm, hehe.
      Beijo.

      Excluir
  6. Adorei a resenha. Ainda não li o livro mesmo com todos fazendo vários elogios eu sempre o deixo para depois e acontece que esse depois nunca chega, mas algum dia eu vou lê-lo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brenda, leia o livro o quanto antes, você não vai se arrepender, viu?
      Obrigada por comentar :)
      Beijo.

      Excluir
  7. Este é um livro maravilhoso! Valeu a pena sua espera para ler, tenho certeza.
    De certo nos deixa "mastigando" a história horas depois, devido a sua carga filosófica. É maravilhoso e cheio de esperança, como você mesmo frisou.
    Adorei as citações que escolheu.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreza, adorei seu comentário, obrigada!
      Escolher as citações foi difícil, marquei quase o livro inteiro, hauhaua.
      Beijo.

      Excluir
  8. Eu já perdi as contas de quantas vezes eu li esse livro, comecei a ler ele com 5 anos (Com ajuda da minha mãe que estava me alfabetizando) e depois disso não parei mais, digo que é o livro da minha vida, incentivei minha mãe e mais uns amigos a lerem, porque é genial, a linguagem simples e encantadora do autor toca qualquer um, minha mãe também é apaixonada, mas ela perdeu a edição dela e por isso estou fazendo uma surpresa, comprei um novo pra ela, está para chegar, aliás, adorei essa capa que você usou na sua resenha, nunca tinha visto essa edição maravilhosa!

    Adorei conhecer seu blog e já estou seguindo!

    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaai Andy, sua mãe com certeza vai amar (ou já amou, rs) a surpresa!
      Minha edição é capa dura, minha tia me deu <33
      Beijo ^^

      Excluir