INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

24 de abril de 2015

Resenha: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol

Marcadores: ||
Autor: Lewis Carrol
Editora: L&PM Pocket
176 Páginas

Sinopse: Charles Lutwidge Dodgson – mais conhecido como Lewis Carroll – nasceu em 27 de janeiro de 1832 em Daresbury, Inlgaterra, e morreu em Guildford, Inglaterra, a 14 de janeiro de 1898. Seu nome está inscrito na história da literatura mundial por ser o autor de Alice no País das Maravilhas, o mais estranho e fascinante livro para crianças jamais escrito.Filho de um pastor anglicano, Lewis Carroll tinha dez irmãos e cresceu num ambiente onde aprendeu a contar histórias e cuidar e distrair crianças. Apaixonado por matemática e fotografia, foi nomeado professor de matemática em Oxford, em 1861. Como fotógrafo amador, fotografava invariavelmente meninas entre 8 e 12 anos de idade. Sua obra-prima é fruto de uma história que narrou a Alice Liddle (então com 4 anos), amiga de suas irmãs. Seu primeiro livro, no entanto, é A Syllabus of Plane Algebraical Geometry, um tratado de matemática escrito em 1860.
Por sugestão do escritor Henry Kingsley, o livro foi publicado em 1865 sem ser especificado se era para adultos ou crianças. Foi um sucesso fulminante. Em 1871, publicou a seqüência, que seria Alice no País do Espelho. Religioso, professor, pesquisador sério, Lewis Carroll escreveu vários livros, entre poemas, ensaios científicos, textos técnicos e de ficção juvenil. Compre o livro aqui.
Oi gente, hoje venho trazer a resenha de Alice, um dos livros que li para a Maratona Literária de Verão 2014 :)

Alice está entediada por ficar sentada ao lado da irmã sem ter nada para fazer, o livro dela não a atrai.

Quando um Coelho Branco aparece apressado, olhando as horas num relógio de bolso dizendo que chegará tarde, Alice se sente tentada a segui-lo para sua toca e assim faz. 

Ao entrar no País das Maravilhas, a garota vive experiências inusitadas tomando chá com um Chapeleiro, conversando com uma lagarta que fuma narguilé e convivendo com uma Rainha que só sabe gritar "Cortem a cabeça!". Alice se adapta tão facilmente a nova realidade que pouco se importa sobre como vai sair de lá.

"'Se você conhecesse o Tempo como eu conheço', disse o Chapeleiro, 'não falaria em desperdiçá-lo, como se fosse uma coisa. É um senhor'".
Li este livro com olhos de criança, praticamente em um dia. Ele é cheio de canções e imagens que nos ajudam a imaginar melhor a história. Só depois que fui pesquisar um pouco percebi o quão grande foi o mundo que Carroll (aliás, é um pseudônimo) criou.

Li que a personagem Rainha de Copas é uma crítica à Rainha Vitória e que o Coelho Branco representa a sociedade que é ocupada demais com seus afazeres, sempre correndo com o tempo e se esquecendo de "viver". O nome Chapeleiro Maluco foi baseado na frase "Maluco por ser um chapeleiro", pois, antigamente, mercúrio era utilizado no processo de confecção de alguns chapéus, sendo impossível evitar a inalação desses vapores. Chapeleiros frequentemente sofriam de intoxicação, causando problemas neurológicos, incluindo desordem na fala e visão distorcida. 

Confesso que não sei se gostei ou desgostei do final, mas ele não estraga nem um pouco a história, recomendo! 

E vocês, já leram esse livro? O que acharam? Comentem aí que eu quero saber! 


Um beijo e foca na leitura! 
Blogger
Facebook

26 comentários

  1. Ler as obras de Caroll está entre muitas metas de vida que quero cumprir. Só que Alice é especial, pois desde muito nova eu tenho certa fascinação pela história. Acho que isso acontece por ter sido a primeira peça teatral que vi... mas só acho kkk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna!
      Não sabia que existia peça teatral de Alice! Deve ser massa :))
      Beijo.

      Excluir
  2. Oii Lu, tudo bom?
    Tenho bastante curiosidade em ler Alice, é um classico que parece ser muito bom. Mas se eu for ler, quero numa daquelas edições bonitonas sabe kkkkkk As vezes é bom ler um livro infantil pra variar =)
    Gosto muito do filme da Alice, que tem a rainha anã e cabeçuda kkkkk
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel!
      Minha edição é simples como você viu, veio do sebo :))
      A rainha do filme é super engraçada (aquele cabelo vermelhão e a cara branquela), hehehe.
      Beijo.

      Excluir
  3. Olá!
    Li faz muito tempo esse livro, e foi uma leitura maravilhosa!
    Adorei todas as adaptações que fizeram, tanto desenho, quanto filme. <3
    Se um dia tiver filhos, com certeza irei ler para eles! *-*
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa,
      Não assisti o desenho, nem sabia que tinha :((
      Que fofo, estou imaginando você lendo, haha.
      Beijo.

      Excluir
  4. Olha eu já li esse livro e tenho que confessar que eu senti sono do começo ao final.
    Nem consegui ler Alice através do Espelho pra vc ter uma ideia.
    Eu até dei o livro para uma amiga minha, porque eu tinha aquela edição amarela e roxa de capa dura sabe? Então...eu até queria ler Alice porque eu adoro o filme da disney, mas eu achei bastante maçante a escrita do autor e esperava que fosse mais envolvente sabe? Mas mesmo assim foi bom ter lido, porque se não ficaria angustiada por não ter lido um clássico de que gosto.

    Espero poder ler outros que tem para vender, porque quero ler O MÁGICO DE OZ, O CORCUNDA DE NOTRE DAME, PETER PAN e muitos outros que acho que vale a pena conferir também =] Adorei sua resenha embora não ter gostado muito do livro hehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-filhos-de-lilith-o-despertar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,
      Bom, depois que eu terminei de ler Alice no País das Maravilhas, fiquei com muita vontade de ler Alice Através do Espelho, mas depois esqueci de procurar. Que pena que não funcionou para você :(
      O Mágico de Oz e Peter Pan também leria, ainda mais com aquelas edições bonitonas da Zahar, hehehe.
      Beijo.

      Excluir
  5. Tenho um amor incondicional por Alice no País das Maravilhas, já perdi as contas de quantas vezes li e assisti aos filmes. O livro é repleto de críticas, imagine só o que Carrol falaria sobre a sociedade atual, existiriam tantos coelhos brancos...
    Recomendo a leitura de Alice Através do Espelho, é um livro tão bom quanto o primeiro.

    http://bibliotecacolorida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Realmente haveriam muitos coelhos brancos, concordo plenamente!
      Muito obrigada pela recomendação, quando eu terminei de ler Alice no País das Maravilhas fiquei mesmo com vontade de ler o Através do Espelho.
      Beijo.

      Excluir
  6. Eu nunca cheguei a ler a versão original de Alice. Li o que todo mundo conhece, adaptado da Disney, e tenho até mesmo o livro de imagens do filme do Tim Burton, mas confesso que nunca tinha me interessado pela história original até ler a sua resenha.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço a versão adaptada Débora, esse foi mesmo o único que li.
      Fico muito feliz que eu tenha te despertado o interesse :D
      Beijo.

      Excluir
  7. Vergonha total! Tenho este livro aqui em casa. É uma das primeiras edições. Mas ainda não consegui para para lê-lo. Mesmo conhecendo um pouco da história ainda não parei. Sei lá, acho que é um bloqueio. Mas adorei as informações que você nos trouxe sobre o que envolve os personagens. Muito bacana mesmo!

    Parabéns!
    Beijinhos!!!

    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Corre e pega o livro que você não vai se arrepender!
      Muito obrigada pelas palavras :)
      Beijo.

      Excluir
  8. Eu acho esse livro cheio de lições escondidas no meio da história infantil,acho que devemos ler com os olhos bem abertos para perceber esses pequenos toques do autor.

    Nunca li o livro,ma quero muito e espero ficar ligada nas lições escondidas nele.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Realmente ele é, viu? Ficar ligada é muito importante para entender bem.
      Beijo.

      Excluir
  9. Como assim Carrol é um pseudônimo? Gente do passada kkk Adoro escritores com pseudônimo.
    Eu nunca li Alice no país das maravilhas, mas acredito em todos os elogios que o livro recebe. Adorei a parte que você "explicou" o que cada personagem realmente representa. Os livros infantis se destacam por ter essa filosofia maravilhosa!
    Bjs Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sofia,
      Realmente Carrol é um pseudônimo, hahaha.
      Muito obrigada, eu não sabia se eu colocava essas informações, mas resolvi colocar.
      Beijo *-*

      Excluir
  10. Esqueci de falar o blog está muito lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaai, muito obrigada por ter voltado aqui só para dizer isso, ficamos muito felizes <3 <3
      Beijo.

      Excluir
  11. Oi Luiza, tudo joia?
    Acredita que eu nunca li este livro? Mas tenho bastante curiosidade...
    Em relação ao final, na maioria das vezes eu acho bem bacana essa relação amor-ódio que não sabemos se gostamos ou não hahaha
    Abraços

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipe,
      Olha, eu acredito, porque se minha mãe não tivesse comprado o livro eu não iria lê-lo, hahaha.
      Em relação ao amor-ódio, tem livros que eu gosto e tem livros que não, esse eu gostei!
      Beijo :)

      Excluir
  12. Ai que vergonha! Nunca li Alice no País das Maravilhas, só vi filme mesmo. Também confesso que na verdade foi por falta de interesse, porque tenho irmã pequena, então até ela já leu e tem algumas edições. Mas o filme, em si, é muito legal e eu gosto bastante. Talvez um dia desperte meu interesse por ele...

    www.bonitapordentro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela,
      Puxa, se a sua irmã já tem o livro aproveite a oportunidade! Acho que você não vai se arrepender. ]
      Beijo.

      Excluir
  13. Oii.
    Muito bom o seu post, confesso que ainda não li Alice no país das maravilhas, mas tenho muito interesse em lê-lo. Já assisti ao filme e adorei então acredito que vou gostar do livro também.
    Muito bacana o seu blog, adorei.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary,
      Muito obrigada pelos elogios, que bom que gostou :)
      E leia o livro sim!
      Beijo.

      Excluir