INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

2 de janeiro de 2015

Resenha: O Que Me Faz Pular, de Naoki Higashida

Marcadores: ||
Autor: Naoki Higashida
Editora: Intrínseca
190 Páginas

Sinopse: Naoki Higashida sofre de autismo severo. Com grande dificuldade de se comunicar verbalmente, o jovem aprendeu a se expressar apontando as letras em uma cartela de papelão, e, aos treze anos, realizou um feito extraordinário: escreveu um livro. Delicado, poético e profundamente íntimo, O que me faz pular traz uma nova luz para entendermos a mente autista. O jovem explica o comportamento muitas vezes desconcertante das pessoas com autismo e compartilha conosco suas percepções de tempo, vida, beleza e natureza, apresentadas em um relato e um conto inesquecível.


Para celebrar 2015, escolhemos para a primeira resenha do ano um livro com uma temática diferente que abrange o modo como podemos observar o mundo e pensar mais no próximo. Quando soube desse livro, fiquei extremamente interessada, mesmo sem saber o que esperar.
"Nem sempre dá para perceber só olhando para uma pessoa com autismo, mas nós nunca sentimos que nossos corpos de fato nos pertencem."
Naoki Higashida tem 22 anos mas, escreveu esse livro quando tinha somente treze. É surpreendente o quão bem ele escreve nessa idade. No começo de cada capítulo há perguntas que as pessoas normalmente fazem para autistas ou dúvidas gerais que somente quem vive nessa situação pode explicar.
"...no fundo, meus sentimentos são bem parecidos com os seus."
O modo como ele descreve os desafios diários de sua vida, os medos que tem, as explicações bem diretas do porquê pessoas autistas fazem ações específicas é impressionante. Ler esse livro é importantíssimo para compreendermos as dificuldades que esses indivíduos passam e como são heróis do dia a dia de suas próprias vidas.
"Porém, a partir do momento em que aprendemos a nos amar, não sei bem se faz diferença termos autismo ou não."
Além de esclarecer dúvidas, Naoki escreveu contos e fábulas em seu livro, que demonstram como ele se sente em relação ao seu corpo e o modo como as pessoas o tratam; são simples histórias que dizem muito.

Não tenho muito o que escrever sobre o livro, só lendo para entender, a simplicidade com que ele descreve as dificuldades das pessoas autistas. Essa resenha ficou bem pequena, pois o o livro não tem muitas páginas e é bem direto no assunto.

"A conclusão é que tanto a escassez emocional quanto a aversão de companhia não são sintomas do autismo, mas consequências dele, do áspero aprisionamento dentro de si mesmo e da quase completa ignorância da sociedade sobre o que acontece na cabeça do autista."
Espero que tenham gostado, não se esqueçam de comentar e é claro, foca na leitura!
"Os autistas não acham engraçado falar mal das pessoas, zombar delas, fazê-las de bobas ou enganá-las."


Blogger
Facebook

32 comentários

  1. Tenho muita curiosidade em ler esse livro, principalmente pelo tema que ele aborda, que me interessa demais. Parece ser um livro fantástico mesmo, espero ler em breve!
    Vou aproveitar e desejar um 2015 maravilhoso para você!
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que vale a pena para qualquer tipo de pessoa, imagino que você vai adorar!
      Desejo à você um ótimo 2015!

      Beijos :D

      Excluir
  2. Adorei a proposta desse livro! Me fez ficar intrigada e curiosa! Deve ser bastante difícil lidar com a doença e ainda mais se sobressair num trabalho assim. Baita admiração pelo autor! E essa capa tá muito linda!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A inteligencia e a força de vontade dele são incríveis!
      Não só a capa é linda, mas em cada parte do livro há uma ilustração diferente.

      Seguindo,
      Beijos!

      Excluir
  3. Ainda não conhecia, e como você falou é um livro bem diferente mesmo.
    É bom nós conhecermos o que se passa na cabeça de pessoas autistas, saber o que eles sentem. Me interessei pela temática do livro, já está anotado na enorme lista de livros para ler HAHA.
    Grande beijo,
    Gabrielle G. - Blog ABCD dos Livros
    http://abcddolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, achei interessante saber o que se passa na cabeça dele :D
      Minha lista também tá enorme hahaha

      Seguindo,
      Beijos!

      Excluir
  4. já tinha visto esse livro em algum lugar, acho que no facebook, mas a capa não me chamou atenção (não é fácil chamar atenção só pela capa em meio a tantos livros que vemos diariamente) então acabei deixando pra lá, mas adorei sua resenha. a dica está anotada, assim que puder irei ler!
    beijos!
    http://resenhandoaarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa foi a primeiro aspecto que me interessou, gosto de capas simples.
      Espero que você goste da leitura!

      Obrigada,
      Beijos!

      Excluir
  5. Oii Joyce, tudo bem?
    Fiquei bem curiosa sobre o livro, as frases me chamaram atenção, incrível uma pessoa escrever livro aos 13 anos, essa capa ficaria tão linda em minha estante haha, ficou muito bom a resenha :D
    Um doce 2015 pra você *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo ótimo e com você?
      Ele é muito inteligente com essa idade, não parece ser um pré-adolescente!
      A capa é linda mesmo!

      Um ótimo 2015 para você,
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Joyce :)
    Gostei muito da resenha. Já li um livro parecido, o "Quem, eu?" que conta a história de um neto e sua avó que tem alzheimer. Gostei muito de sua resenha e do seu blog tb :3
    Seguindo :D
    Beijos
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elileudo,
      Obrigada, já vou pesquisar sobre o livro, fiquei interessada pela sua dica!

      Seguindo,
      Beijos

      Excluir
  7. Já ouvi muitas coisas boas sobre o livro, mas ai, eu to fugindo desses livros bem reais sabe?
    Algum dia eu espero ler, mas né, vai ser daqui a muito tempo kkkkk

    Estou seguindo o blog, sucesso.

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste do livro quando lê-lo, é bem levinho, e tem alguns contos e fábulas bem legais.
      Para começar com algo mais real, esse livro é bem legal hahaha

      Seguindo,
      Beijos!

      Excluir
  8. Só por saber que é um tema que não se fala muito dá vontade de ler. A resenha ficou simples, mas bem específica.


    Abs,
    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tema bem raro de se encontrar :)
      Obrigada

      Abraços

      Excluir
  9. Já ouvi muito falarem sobre o livro mais não tinha nehuma curiosidade de ler , mas , depois de suas palavras vamos dizer que fiquei com vontade de ler rsrs . Parabéns pelo blog . Espero que visite o meu : http://giuliianaferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste do livro, é bem simples mas muito interessante :)
      Obrigada
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi, tudo bom? Nossa, gostei muito da resenha! Esse livro está na minha wish-list faz bastante tempo, desde seu lançamento, na verdade. Com certeza irei atrás de lê-lo agora! Hahaha.

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico extremamente feliz que você tenha se interessado mais pelo livro depois de ler a resenha!
      Espero que você goste do livro tanto quanto eu :)

      Seguindo,
      Beijos!

      Excluir
  11. Gente! Eu sou louco pra ler esse livro! Tipo, desde quando lançou eu fico "namorando" ele! Um dia (breve) ainda vou comprar !
    Bjo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste da leitura!
      Compra sim, pois vale a pena xD

      Beijos!

      Excluir
  12. Olá Joyce!
    Esse livro parece ser incrível, aborda um assunto um tanto delicado e faz com que as pessoas conheçam um pouco das dificuldade que esses indivíduos passam.
    adorei os quotes!
    Já está na minha lista de desejados!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :D
      A modo simples como ele explica é fascinante!
      Estou muito feliz que você tenha gostado e espero goste da leitura!

      Seguindo,
      Beijos!

      Excluir
  13. Não tinha ouvido falar do livro e agora fiquei bem curiosa a respeito. Nunca li nada sobre autismo e é bom ler para abrirmos nossa cabeça, né? E a capa é linda. Amei a resenha.
    Beijos

    Devaneios Insignificantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lisonjeada e muito feliz que você tenha gostado da resenha!
      Vale a pena para entendermos melhor o cotidiano dessas pessoas :)

      Beijso

      Excluir
  14. Oi Joyce!
    Em poucas linhas você conseguiu me deixar super interessada, ler um livro onde o próprio autor é autista deve ser uma experiência rica, tanto a nível de conhecimento, quanto emocional.
    Beijos e Feliz 2015!!!
    Elis Culceag * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis,
      Estou muito feliz que minha resenha a interessou tanto!
      Espero que você leia o livro e goste da leitura :)

      Beijos,
      Feliz 2015!

      Excluir
  15. Já havia visto a capa deste livro, porém nunca me interessei em procurar sobre o que se tratava. Depois de ler sua resenha estou morrendo de vontade de ler, é bom saber que as editoras estão publicando cada vez mais livros com assuntos delicados e que são pouco pesquisados pela população.
    Obrigada pela resenha. Feliz 2015.

    fridasolitaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha se interessado pelo livro após a minha resenha! <3
      Espero que goste da leitura.

      Obrigada você, por ler a minha resenha,
      Feliz 2015!

      Excluir
  16. Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas sua resenha me deixou bem curiosa e espero ler logo o livro.

    http://meninadasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      Fico feliz que tenha gostado e espero que goste tanto da leitura quanto eu!

      Beijos!

      Excluir