INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

30 de janeiro de 2015

Resenha: Fique Onde Está e Então Corra, de John Boyne

Marcadores: ||
Fique Onde Está e Então CorraAutor: John Boyne
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
224 Páginas

Sinopse: Em meio às tragédias da Primeira Guerra Mundial, o amor é a única arma de um garoto para curar seu pai. Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados — enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam perdidos, estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.
Oi pessoal, como vão? Hoje trago mais uma resenha para vocês, que aliás, foi pedida aqui nos comentários do blog ^^

O livro tem como cenário a 1ª Guerra Mundial e nos mostra a visão de Alfie, uma criança que acha que Robinson Crusoé é a melhor obra já escrita e que tem trauma de seu aniversário de cinco anos, já que foi naquela data que a guerra começou. "Tudo vai acabar antes do Natal" eles diziam, mas então porque o pai de Alfie teve que se alistar e ir embora? 
"Talvez se eu pudesse voltar no tempo... Mas não podemos, podemos?"
Já não podendo mais contar com o salário do marido, Margie, a mãe do garotinho, passa a lavar roupas para fora e trabalhar no hospital como enfermeira, já que agora eles estavam "perigosamente perto da miséria". Enquanto isso, Alfie vai escondido trabalhar na estação de trem de King's Cross (não pude deixar de pensar em Harry Potter, hue) como engraxate, para render mais um trocados à mãe, sempre guardando um pouco do dinheiro para si, em caso de emergência. 

No começo, o pai do menino sempre escrevia cartas dizendo como era o lugar onde estava e contava um pouco de sua rotina, mas gradativamente as correspondências param de chegar. Quando Alfie pergunta à mãe o porque disso, ela responde: "Seu pai está numa missão ultrassecreta e não pode mais se comunicar com a família." Até que um dia Alfie descobre cartas recentes de seu pai escondidas embaixo do colchão e não entende mais nada. 

Mais quatro Natais se passam e a guerra ainda não acabou, mas em um dia comum na Estação, Alfie descobre um documento com uma pista de que seu pai pode estar mais perto do que ele imagina. Agora o menino está em uma missão secreta para encontrá-lo e mobilizará todas as suas forças para isso. 

Tenho que confessar que algumas cartas do pai de Alfie são um pouco agoniantes, achei interessante que nesse livro podemos conhecer um pouco da visão dele também. 

De fato, não consegui me aproximar de nenhum personagem como eu gostaria; talvez pelo livro ser curto e narrar vários acontecimentos, mas realmente senti falta disso. 

Dando uma olhada em algumas resenhas, vi que muitas pessoas relacionaram esse livro com O Pacifista (que eu nunca li), também do John Boyne; tenho que dizer que isso me deixou curiosa. Bom, comparando Fique Onde Está e Então Corra com O Menino do Pijama Listrado, confesso que ainda prefiro a história de Bruno, apesar de o final não ser tão elaborado quanto esse.

Enfim, é isso, espero que vocês tenham gostado :) 
Esse livro faz parte da Maratona Literária de Verão 2014 e também do Desafio Literário 2015, já que ele tem menos de 250 páginas, yaay!

Um beijo e foquem na leitura!

Blogger
Facebook

18 comentários

  1. Boyne é sempre muito bom em contar histórias sobre guerras. Sinto uma enorme admiração por ele. Ainda não li esse livro, mas está na minha lista, lerei em breve. A história me encantou. Porém, talvez eu tenha a mesma opinião que você, adoro a história de Bruno e provavelmente a acharei melhor. Bom, quando ler volto aqui pra gente debater hahahaha

    Beijo.
    http://www.tendadoslivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiana!
      Leia sim, acho que você vai gostar *-*
      Volte sim, sempre que quiser, eu adoro debater sobre livros :DD
      Beijo.

      Excluir
  2. Estou louca para ler Fique Onde Está e Então Corra. Eu amei O Menino do Pijama Listrado e tenho certeza que vou adorar esse livro. Eu gosto muito da escrita do John Boyne, o jeito com que ele retrata a visão das crianças é incrível.
    Adorei a sua resenha!
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!
      A escrita do John é realmente muito boa, espero que você realmente goste desse livro.
      Muito obrigada :3
      Beijo.

      Excluir
  3. Esse é um dos livros que sempre penso em comprar e nunca compro. Ainda não consegui decidir se ele entra ou não em minha lista de leituras...

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica,
      Acho que ele deve entrar na sua lista sim, viu? Hahaha.
      Beijo.

      Excluir
  4. Faz um tempo que eu estou querendo ler esse livro. Conheci o autor com "O Menino do Pijama Listrado", e me apaixonei pela escrita dele. Quero muito ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!
      Leia o livro sim, depois me conta o que achou ^^
      Beijo.

      Excluir
  5. Oi Luiza,
    Eu fiquei encantado com a capa desse livro que eu vi num verso de um marcador e já pensei "EU QUERO ELE!", e eu to querendo ler alguns livros que se passem em alguma guerra ou que o cenário seja uma guerra, então esse livro entrou na minha lista kk.
    GENTE QUE LAYOUT E ESSE? TA PERFEITO PARABÉNS!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel,
      Essa capa é mesmo linda, né? *-*
      Dá uma passadinha pra frente com ele, pra ver se curte os livros com esse cenário :)
      Aaaah, nós agradecemos de verdade o carinho :3
      Beijo.

      Excluir
  6. Poxa parece ser super legal, vou buscar aqui na net pra ver se tem ebook!

    Visite-me em https://vidagourmetblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Adoro os livros desse autor, geralmente são bem emocionantes! <33

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. É, realmente, O menino do Pijama Listrado tem um final totalmente diferente de Fique Onde está e Então Corra. Eu gostei muito do livro, amo livros que aborda tema de Guerras, mas ainda prefiro O Menino do Pijama Listrado, que me envolveu bastante.
    Beijos :)
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!
      Então, acho que nós temos a mesma opinião em relação a esses dois livros, hahaha :)
      O Menino do Pijama Listrado também me envolveu!
      Beijo.

      Excluir
  9. Oi linda, eu não conhecia esse livro, mas pela sua resenha acho que vou gostar muito, pois alem da sua resenha está muito boa ele faz o meu gênero literário. http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, já que se identificou assim recomendo que leia o mais rápido possível, uahauhua.
      Beijo.

      Excluir