INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

12 de janeiro de 2015

Resenha: Batendo à Porta do Céu, de Jordi Sierra i Fabra

Marcadores: ||
Autor: Jordi Sierra i Fabra
Editora: Biruta 
312 Páginas
 
Sinopse: Uma jovem estudante de medicina decide abrir mão de seu conforto, de sua família e de seu namorado para trabalhar como voluntária em um hospital na Índia, durante as suas férias de verão. Em sua jornada, Sílvia conhece as peculiaridades de um país muito diferente do seu, convive com a pobreza e conhece pessoas que se tornarão muito especiais e importantes em sua vida, como o voluntário Leo, a médica Elisabet Roca, as pequenas Viji e Narayan e o misterioso Mahendra.Inspirado em um caso trágico de uma voluntária espanhola, Batendo à Porta do céu expõe as reflexões da jovem Sílvia ao se deparar com a precariedade da infraestrutura indiana, as perdas, o medo e si própria. Sílvia mergulha em um momento de autoconhecimento, em que se questiona sobre o amor e suas variações, sobre a importância do apoio da família e sobre o valor da vida. Sua vontade de evoluir como médica cresce, ao mesmo tempo em que suas convicções vão sendo fortalecidas.De forma cativante, o autor Jordi Sierra i Fabra sensbiliza o leitor com suas indagações, e também com a realidade indiana, que se contrasta tanto com a vida da jovem espanhola. Compre o livro aqui.

Oi gente, hoje venho trazer minha primeira resenha de 2015 para vocês, espero que gostem :)

Sílvia é uma garota espanhola de dezenove anos que decide ir para a Índia como voluntária para trabalhar no Rural Hospital Trust (RHT), um centro médico precário que acode as pessoas mais necessitadas e carentes de Mysore, sul do país. É quase como uma máquina de salvar vidas. 
"A diferença entre a pobreza e a riqueza são 8 horas de voo e 50 anos de história" (Tomás Martí Hughet).
Por outro lado, não foi nada fácil tomar essa decisão. Além de não receber o apoio do pai, que acha que ela está perdendo tempo e jogando fora sua vida, Sílvia ainda tem que lidar com o namorado (ou a falta dele) que a chamou de Miss ONG. Portanto, ela acaba usando a viagem para repensar sua vida e seus caminhos e decidir realmente o que quer dali para frente. 
"Um verão para trabalhar, pensar, formar-se, aprender, mudar, encontrar-se a si mesma."
Quem ajuda a tornar a viagem mais especial é Elizabet Roca e o doutor Lorenzo Giner, os responsáveis pelo centro médico; eles funcionam como os segundos pais de Sílvia. Lá, a menina também conhece Leo, de vinte e três anos que cuida da parte de oftamologia do hospital e está com muita dificuldade em manter a bolsa na faculdade. Leo a despreza, afinal Sílvia é filha de pais famosos, dispõe de uma boa quantia de grana e de quebra ainda é extraordinariamente bonita. 

Por outro lado, são Viji e Narayan que vão mostrar à Sílvia a verdadeira realidade da Índia. Viji sente ciúme da irmã de treze anos que já está prometida, enquanto ela, com dezoito, ainda não tem noivo por ser manca e não ter um olho, não despertando a atenção nem dos homens mais vulgares.
"É a verdade, e a verdade tem que ser dita porque é única. Cada um vai aproveitando as oportunidades que a vida lhe dá. É uma tolice querer nadar contra a corrente."  
E ainda conhecemos Mahendra, o dono das terras do hospital e arredores que é visto como um príncipe pela sociedade. Ele constrói uma relação de amizade com Sílvia, que aos poucos vai conhecendo seus segredos.

Não consegui largar o livro enquanto não terminava. A escrita do autor é super fluida, simples e cheia de sentimentos. Gostei muito da construção dos personagens, cada um possui uma história e atrás de si, uma reflexão. Acho praticamente impossível não se aproximar de Leo ou Mahendra; aliás, ainda não consegui decidir de qual dos dois gostei mais.

Queria colocar muitas passagens do livro que achei consideráveis aqui, mas elas são muito grandes rs. Postei uma delas no facebook do blog, se alguém tiver interesse é só dar uma olhadinha lá :)

Preciso dizer que o trabalho de edição da Biruta foi excelente, as folhas possuem um tom de rosa claro (muito claro mesmo) e a diagramação foi ótima para mim, sempre tornando a leitura mais prazerosa. 

PS: Este livro recebeu o Prêmio Edebé de Literatura Juvenil e faz parte da Maratona Literária de Verão 2014 e do Desafio Literário 2015 (Jordi nasceu em Barcelona, logo é um escritor europeu).

Um beijo e foca na leitura!
Blogger
Facebook

26 comentários

  1. Olá, essa é a primeira resenha que vejo desse livro, gostei bastante e me interessei em lê-lo. Histórias que se passam na Índia despertam minha curiosidade, além de ter outros pontos que chamaram minha atenção.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O livro é realmente muito bom, acho que você vai gostar :)
      Beijo.

      Excluir
  2. Oii Lu, tudo bom?
    Não conhecia o livro, e nem me interessei por ele rsrs não é meu tipo de história.
    Mas pelos seu comentarios a respeito dele , parece ser muito bom, afinal, vc não daria 5 raios atoa né kkkk
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel! Tudo sim e você?
      Hahahaha não daria cinco raios (risos) a toa não! Eu realmente gostei do livro xD
      Abraço.

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro, parece ser muito bom, ainda mais que se passa em outro país, assim mostra um pouco de sua cultura e afins.
    Me interesse por ele, vou pesquisar mais a respeito ^^

    beijos
    Dudu

    http://portalnerdss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sim, realmente ficamos sabendo mais sobre a cultura da Índia ^^
      Pesquise sim, vale a pena.
      Beijo.

      Excluir
  4. Oi, tudo bom?
    A capa não me chamou atenção, então se fosse só por ela, eu não sei se leria! Mas gostei muito da sua resenha e do que o livro trata :)
    Beijos!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aliscia,
      Temos opiniões diferentes então, eu gostei da capa haha.
      Obrigada, que bom que gostou :)
      Beijo.

      Excluir
  5. Oi, Luiza!

    Nossa. Com um pai e namorado desses, que não apoiam uma iniciativa tão linda, eu certamente começaria a pensar em deixá-los de lado. Adorei a sinopse, é uma história maravilhosa. Foge ao meu estilo de fantasia épica, mas eu não hesitarei em ler. A capa é linda também. Fiquei curiosa para conhecer cada um dos personagens, em especial a própria Sílvia e o Mahendra.
    Estou seguindo o blog e curti a page também. Tem post novo esperando por você no Me Livrando ♥

    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celly,
      O pai e o namorado são complicados mesmo hehe.
      Eu também achei a capa linda *-*
      O Mahendra é um personagem excepcional, conforme você o conhece, vai gostando mais dele.
      Beijo.

      Excluir
  6. Oi Luiza!
    Não conhecia esse livro, nunca li nenhum livro que se passa na Índia, acredita?
    Gostei bastante dessa premissa, vou anotar aqui.
    A Biruta capricha mesmo, né? Haha
    Ótima resenha.
    Beijos.
    Gabi,
    Blog páginas secretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,
      Só tinha lido um livro que se passa na Índia (A Maldição do Tigre) e depois esse...
      Anote sim, espero que você goste :)
      Capricha sim, as edições são sempre muito boas!
      Obrigada eu por comentar,
      Beijo.

      Excluir
  7. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas pela sua resenha ele deve ser bem legal? Sabe onde posso encontrar ele disponível para vendas? http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Você pode encontrá-lo na Saraiva Online :)
      Obrigada por comentar,
      Beijo.

      Excluir
  8. Amei sua resenha e fiquei curiosa pra ler esse título, com certeza está na minha lista de compras! <3

    Leitora Indefinida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane,
      Fico muito feliz que gostou da resenha e do livro <3
      Beijo.

      Excluir
  9. Parece ser um daqueles livros que fazem a gente chorar e refletir muito!! Adooro! rsrs.
    Aliás, não pude deixar de notar você está lendo o Futuro de Nós Dois. Não pare, eu amo este livro.
    Beijos
    somaisumapaginamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha, com certeza faz a gente refletir, mas eu não chorei não hahaha (e olha que sou muito chorona) :P
      Na verdade não sou eu que estou lendo esse livro, é a Joy (outra integrante aqui do blog), mas ele parece ser super fofo *-*
      Beijo.

      Excluir
  10. E começou bem o ano amiga. Amei a resenha, parabéns.

    Seguindo e curtindo aqui. Beijinhos
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/01/resenha-amor-e-odio.html

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas achei bem interessante. Gostei muito dos quotes selecionados.

    http://sonhos-empoeirados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrizy,
      Muito obrigada, esse livro realmente tem quotes maravilhosos!
      Beijo.

      Excluir
  12. Adorei a resenha, você escreve muito bem! Parabéns pelo blog, já estou seguindo! Beijos!

    http://www.marinasampaio.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gente, que sinopse fantástica! Fiquei muito curiosa para conhecer a história, ainda mais porque adoro quando elas se passam em países exóticos cuja realidade não conhecemos muito bem.
    Beijos!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê,
      Aposto que se você ler vai gostar muito da leitura e com certeza conhecer um pouco sobre a Índia :)
      Beijo.

      Excluir