INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

1 de fevereiro de 2019

Resenha: Mãe em Construção, de Lu Menezes

Marcadores: ||
Mãe em Construção, de Lu MenezesAutora: Lu Menezes
Editora: Simonsen
160 Páginas


Sinopse: O inesperado sempre acontece: Gabi, uma workaholic assumida, é surpreendida por uma gravidez não planejada - situação que põe em frangalhos sua vidinha autocentrada. É hora de lidar com uma nova dinâmica familiar, que envolve um "namorido" dependente e pueril, uma sogra pestilenta, cunhadas manipuladoras e um universo paralelo regido pelas leis arbitrárias da maternidade. Como se não bastasse, ainda há os três filhos e a rotina de empresária, que ela toca entre tarefas escolares, viroses, entregas de obra e algum sexo eventual, quando Deus dá um refresquinho.
Prepare-se para gargalhar e se identificar com a vida de Gabi - que também é a nossa vida, pode ter certeza.
Mãe em Construção é um romance nacional muito divertido e descreve a rotina conturbada e maluca da arquiteta Gabriela, uma mulher independente e vidrada em trabalho que descobre uma gravidez não planejada com o namorado Zé que, de uma hora para outra, está cada vez mais frequentando a casa dela, levando seus pertences para lá e ocupando um espaço que não é seu. 
Leia também: Resenha: Vidas Muito Boas, de J.K. Rowling

Como lidar com esse choque de realidade? Afinal, Gabi não queria filhos, muito menos a interferência do agora "namorido" em sua vida. Além disso, ela também não sabe nada sobre maternidade e ainda tem que lidar com as opiniões e interferências da família de ambas as partes (sogra e cunhada) sobre como ela deve se portar como mãe e o que deve fazer. 

Na obra, você acompanha como Gabriela lidou com o primeiro filho, Pedro, e com os outros dois que vieram depois. Descobre, por meio de uma linguagem divertida e única que a autora Lu Menezes conseguiu colocar no livro, como se adaptou ao fato de trabalhar muito, ser mãe e ter como companheiro uma pessoa extremamente folgada. E claro, como ela se deu conta de que no final, mesmo que tudo não aconteça como planejamos durante o crescimento das crianças, vale a pena passar por trancos e barrancos, pois saímos deles sempre melhores. 
Mãe em Construção, de Lu Menezes
Mãe em Construção, de Lu Menezes | Foto: Luiza Lamas
O primeiro ponto que eu gostaria de observar sobre esse livro é a grande sacada do nome. Gabriela, ao mesmo tempo que é uma arquiteta, é uma mãe em construção. Segundo, que personalidade incrível a dessa mulher. Muito resiliente, está pronta para atender a todos o tempo inteiro (mesmo que isso lhe dê muita raiva e vários períodos de desabafo).  

Agora, a verdade é que o mesmo não pode se dizer do Zé, o "namorido" dela. É certo que ele a ouve bastante e a compreende, mas não ajuda em quase nada na rotina maternal, escolar e de crescimento dos filhos (o que é de se esperar e de se obrigar de todo pai que se preze). 

Para mim, a virada do livro aconteceu (e aí eu soube que realmente achara ele bom), quando o filho mais velho começa a namorar e Gabriela passa a sentir muito ciúmes da quase nora, a ponto de competir com ela em quem verá ele primeiro, agora que está fazendo faculdade nos Estados Unidos. Foi nesse momento que deu para perceber como a personalidade da mãe foi se transformando ao longo do livro, já que no começo não queria ter filhos e, depois não quer dividi-los com ninguém. 

Recomendo o livro para aqueles que estão à procura de uma leitura leve e divertida e para aquelas que são (ou pretendem ser) mães. Com certeza, em algum momento, você vai se identificar com a personagem principal da história. 
Facebook
Blogger

Nenhum comentário