INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

1 de julho de 2018

Resenha: Sherlock Holmes - Casos Extraordinários, de Arthur Conan Doyle

Marcadores: ||
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: FTD
88 Páginas

Sinopse: "Quatro contos em que Sherlock demonstra seus métodos. Em A face amarela, um homem tem dúvidas sobre o comportamento de sua esposa. O ritual Musgrave envolve um mapa do tesouro e estranhos desaparecimentos. A Liga dos Cabeças-Vermelhas trata de uma curiosa organização, que contratava apenas homens ruivos. O diamante azul começa com um ganso roubado... São histórias condensadas e de fácil leitura, permitindo que o jovem leitor  de hoje acompanhe o método de Holmes e o fascínio desse personagem extraordinário." - Marcia Kupstas. Compre o livro aqui.
  

Sherlock Holmes - Casos extraordinários reúne quatro casos solucionados por Sherlock Holmes com ajuda do amigo Dr. Watson: A face amarela, O ritual Musgrave, A Liga dos Cabeças-Vermelhas e O diamante azul. Nesta edição, os contos foram traduzidos e adaptados por Marcia Kupstas. 

A face amarela nos traz um homem que é casado há três anos e se dá muito bem com a mulher, mas ultimamente tem desconfiado das ações dela. A moça anda saindo de madrugada para ir a casa vizinha, que tem um novo inquilino e, apesar das perguntas incessantes do marido sobre o assunto, continua escondendo o fato. 

Em O ritual Musgrave, um dos primeiros casos desvendados por Sherlock, o mordomo da família Musgrave desaparece depois de alguns dias turbulentos na casa e deixa o patrão dele, Reginald, preocupado e desconfiado a ponto de contatar Holmes para resolver e entender o caso. 

Em A Liga dos Cabeças-Vermelhas, Sr. Wilson, homem de cabelos ruivos, procura Holmes para investigar uma organização que só contrata pessoas de cabelo vermelho. Wilson foi convidado a participar dela pelo ajudante da loja em que é dono e conseguiu a vaga, mas a Liga acabou de repente e deixou Sr. Wilson desconfiado das intenções de quem o contratou. 

Por último, em O diamante azul, Sherlock começa as investigações com apenas um ganso e um chapéu velho encontrados por um policial que defendeu um homem na rua (que fugiu e esqueceu os pertences). O detetive começa a traçar toda a personalidade e passos do dono do chapéu apenas observando o objeto e analisando-o. 

Sherlock Holmes - Casos Extraordinários, Arthur Conan Doyle | Foto: Luiza Lamas
Este livro foi meu primeiro contato com o mestre do mistério Sherlock Holmes e com o brilhante amigo dele, Dr. Watson, tão bem desenvolvidos por Arthur Conan Doyle. Antes de ler o livro, eu imaginava que Watson ajudava Holmes nas investigações, mas nem ele é capaz de acompanhar o raciocínio aguçado do detetive. Sendo assim, o papel de Watson passa a ser o de intermediário entre nós, leitores, e Sherlock, além de narrar e escrever as histórias.

Dentre os quatro contos da narrativa, meu preferido foi O diamante azul. Foi o que apresentou mais detalhes e me deu mais vontade de acompanhar os passos da investigação, que me pareceu bastante rica.  Em segundo lugar fico com O ritual Musgrave, que me permitiu descobrir junto com Holmes os segredos da investigação, sem que antes ele já soubesse de tudo. 

Recomendo este livro para quem quer, assim como eu, ter o primeiro contato com Sherlock. Por ser uma obra adaptada, acredito que se tornará mais fácil de entrar nas histórias e se sentir cativada pelos personagens. 

Vocês já leram Sherlock Holmes? E os outros livros do Doyle? Contem nos comentários :)


Um beijo e foca na leitura! 
Blogger
Facebook

4 comentários