INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

25 de julho de 2017

3 autores para o Dia Nacional do Escritor

Livros Nacionais | Foto: Luiza Lamas
Em 1960, a União Brasileira de Escritores, presidida e vice-presidida na época por João Peregrino Júnior e Jorge Amado, instituiu o dia 25 de Julho como o Dia Nacional do Escritor. Como forma de divulgar e fortalecer a literatura brasileira, achei que seria interessante se eu trouxesse indicações de autores nacionais para vocês, então aqui está: 

PAM GONÇALVES, COM BOA NOITE
Pam Gonçalves nasceu em 1990, mora em Santa Catarina, é escorpiana e formada em Publicidade e Propaganda com Pós-Graduação em Branding e Criação Publicitária. Ficou conhecida no meio literário quando criou o blog Garota It, em 2009. Porém, desde 2014, se dedica exclusivamente ao seu canal, trazendo novidades do mundo editorial, resenhas de livros, indicações e dicas de como escrever. 
..

Canal: Pam Gonçalves
Facebook: Pam Gonçalves
Twitter: @apamgoncalves

Instagram: @apamgoncalves
Snapchat: apamgoncalves
Boa Noite, Pam Gonçalves | Foto: Luiza Lamas
Boa Noite conta a história de uma jovem que acaba de entrar na faculdade de Engenharia da Computação. Nesta nova fase da vida, Alina vai conhecer pessoas novas, passar a frequentar festas, beber e se divertir. Mas diversão demais pode ser sinal de perigo. No livro, Pam retrata assuntos como machismo, assédio, estupro e o papel da mulher na sociedade, não somente como um retrato da realidade, mas com o objetivo de questionar, discutir e querer mudar essa situação. Eu recomendo muito a leitura. 


ELIANE BRUM, COM UMA, DUAS

Nascida em 1966, Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista. Trabalhou 11 anos como repórter do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e 10 como repórter especial da Revista Época, em São Paulo. Desde 2010, atua como freelancer. Atualmente, escreve artigos para os jornais El País (português e espanhol) e The Guardian (inglês).
Publicou seis livros – cinco de não ficção e um romance -, além de participar de coletâneas de crônicas, contos e ensaios.
...

Site: Eliane Brum

Twitter: Eliane Brum
Uma, Duas, Eliane Brum | Foto: Luiza Lamas
No livro Uma, Duas, romance de estréia de Eliane Brum, vamos acompanhar parte da história de uma mãe e uma filha que não se dão bem de maneira nenhuma, mas têm que conviver uma com a outra, porque a mãe está muito doente e necessita dos cuidados da filha. O que mais me impressionou foi a forma como Eliane Brum escreve. É um livro forte e um tanto quanto difícil; dá para levar vários tapas na cara ao longo da leitura. A jornalista não poupa ninguém.

FREDERICO ELBONI, COM UM SORRISO OU DOIS, SÓ A GENTE SABE O QUE SENTE E MUITO AMOR, POR FAVOR 
Frederico Stewers Elboni nasceu em São Paulo, mas hoje é morador do pacato estado de Santa Catarina. Com um diploma em Publicidade e Propaganda, é vidrado pelo comportamento humano e suas facetas. Em 2011 e 2012, foi autor-roteirista do programa Amor & Sexo da Rede Globo e hoje é dono do blog “Entenda os homens”, que registra mais de 5 milhões de acessos mensais. Apaixonado pelos conhecimentos empíricos da vida, sushi e nhá benta, sempre gostou de mostrar às pessoas como tudo pode ser simples. Acredita fidedignamente na teoria de que os sorrisos podem curar qualquer coisa. Menos mau-caratismo e o horrendo hábito de colocar ketchup na pizza.
...

Blog: Entenda os Homens
Canal: Frederico Elboni
Instagram: fredelboni
Um Sorriso ou Dois, Só a Gente Sabe o que Sente, Muito Amor, Por Favor, Frederico Elboni | Foto: Luiza Lamas
Em todos esses livros, Frederico Elboni escreve contos e crônicas sobre amor, amizade e cumplicidade, às vezes detalhando tudo de forma caliente, ou não. Ele mostra que os melhores momentos da vida são os mais simples, se a gente conseguir enxergá-los. Confira a resenha de Um Sorriso ou Dois aqui e a de Muito Amor, Por Favor, aqui. 

Um beijo e foca na leitura!
Blogger
Facebook

2 comentários

  1. Oi, meninas. Já ouvi falar da Pâm mas ainda não li nenhum livro dela e sinto uma vontade enorme de conhecer Boa noite, está na minha lista de desejados. Amei as indicações, acho importante que nossos autores sejam relembrados e homenageados neste dia especial.
    Beijo!
    http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã,
      Como eu disse, recomendo muito Boa Noite. Também quero ler O Amor nos Tempos de #Likes, que ela participa, porque, se não me engano, um dos personagens citados em Boa Noite está nele.
      Beijo.

      Excluir