INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

22 de junho de 2016

Fest Comix 2016

Marcadores: , ||
Oi gente! Neste post vamos falar das palestras, autógrafos e tudo de mais interessante que vimos na 22ª Fest Comix, o primeiro evento que participamos como imprensa! <3
A programação era grande e obviamente não conseguimos ir em tudo, mas vamos fazer um resumo dos lugares que comparecemos. ;)
A Lu foi somente no sábado (dia 18) e eu fui nos três dias. Em todo o evento, fomos acompanhadas pelos nossos amigos do blog Manés On The Line (aliás algumas fotos deste post são deles!).

O primeiro dia foi de reconhecimento, hahaha. Os estandes das editoras e das lojas eram bem distribuídos, sendo a loja da Comix Shop a maior de todas, é claro! ;D. Nesse dia já fizemos compras, mas vamos deixá-las para um post de Book Haul. (lol)
Estande da Comix Shop (Foto: William Brandini)
Estande da Comix Shop (Foto: William Brandini)
 Os Dois Lados Da Guerra Civil
A primeira palestra que participamos foi o Painel Guerra Civil, em que os autores do livro "Os Dois Lados Da Guerra Civil", Maurício Zanolini, Bruno Leonardo e Iberê Moreno fizeram um bate-papo sobre o contexto histórico que influenciou no roteiro dos quadrinhos e as diferenças entre o filme e as hq's, além de comentar o uso da ideia de 'guerra entre os heróis' em outras publicações, já que é algo extremamente lucrativo. O mais legal é que os autores do livro são blogueiros também! Vocês podem conhecer mais o trabalho deles no blog Quadrinheiros


Bruno Leonardo, Iberê Moreno e Maurício Zanolini no Painel Guerra Civil (Foto: William Brandini)
Depois, fomos ao Painel Disney, onde o responsável pela seleção editorial e pelos projetos relacionados às histórias em quadrinhos da Disney, Paulo Maffia, falou sobre o novo sucesso do mercado editorial, o "Manual do Escoteiro Mirim", publicado originalmente em 1971. A Editora Abril, a pedido dos fãs, publicou em maio de 2016 o facsimile, ou seja, um relançamento sem alterações na publicação original! :D



Paulo Maffia (Foto: William Brandini) 

O Paulo Maffia conduziu o painel com muito bom humor e comentou sobre o projeto do retorno de outros manuais e edições especiais: 
  • Ducktales (Julho/2016);
  • Manual do Tio Patinhas (Agosto/2016);
  • Carl Barks - Edição Definitiva (Agosto/2016); *Carl Barks é autor das histórias em quadrinhos do Pato Donald.
  • Pateta Repórter (Agosto/2016);
  • Manual do Professor Pardal (Setembro/2016);
  • Manual da Maga Patalójika (Outubro/2016);
  • Manual do Mickey (Novembro/2016);
Muitas edições especiais estão por vir, não é? Todas vão ser encadernadas em capa dura, para a felicidade dos fãs colecionadores! :D



Marcelo Bouhid, mediador do
 Painel Social Comics (Foto: William Brandini)

No sábado, dia 18, fomos à mesa redonda sobre a expansão dos quadrinhos digitas e descobrimos a novidade do Social Comics, uma plataforma de leitura online de quadrinhos nacionais com planos de assinatura parecidos com a Netflix



A mesa redonda tinha a participação do Paulo Maffia, que mediou o painel do dia anterior; Marcelo Bouhid, diretor de marketing da Social Comics; Ana Recalde, roteirista de quadrinhos e Vitor Cafaggi, quadrinista brasileiro que faz parte dos projetos da Maurício de Souza Produções.

Paulo Maffia, Ana Recalde e Vitor Cafaggi (Foto: William Brandini)

Houve uma apresentação de como a Social Comics trabalha e como este novo meio de leitura pode ajudar na divulgação de histórias em quadrinhos independentes. Também houve o anúncio dos lançamentos da Pagu Comics na plataforma, os quadrinhos Disney e os do Menino Maluquinho! :D

Achei muito interessante a premissa deste aplicativo, que pode ajudar muito os quadrinistas independentes brasileiros!


Beth Kodama e Bruno Zago (foto: William Brandini)
Noragami

The Wedding Eve 

Ainda continuamos na mesma sala e esperamos pelo Painel Panini Comics/Planet Mangá, e foi, sem dúvida alguma, o painel mais animado que participei. Houve alguns lançamentos que o auditório vibrou com as novidades! E prepare-se, são muitas!



O painel foi mediado pelos editores Bruno Zago e Beth Kodama, que estavam muito animados com os lançamentos!


Ajin

O primeiro deles foi The Wedding Eve, mangá de volume único com previsão de lançamento para julho de 2016! Confesso que fiquei interessada porque gosto muito de mangás de volume único, hahaha. Ele terá seis histórias sobre relacionamentos. :)



Logo após houve o anúncio de lançamento para julho dos mangás: Noragami, Ajin (anime no Netflix), The Testament of Sister New Devil, Black Rock Shooter: The Game e 21th Century Boys. Confesso que estes eu só conheço por nome, hahaha.

Sem previsão de lançamento: Slam Dunk, Lobo Solitário, Jaco (volume único) e Isshuukan Friends. Destes escrevo o mesmo dos anteriores. 

Rust Blaster
Wanted
Os que tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2016 são: Rust Blaster (volume único), Pokemon RGBY e Naturo Gaiden. Desta última lista tenho muito interesse em Rust Blaster por ser da mesma autora de um dos meus mangás favoritos. <3 O Naruto Gaiden vai ser lançado em uma edição especial, mas estou extremamente desatualizada nesse mangá, então nem vou comentar.



E por fim, houve anúncios que deixaram a plateia muito animada: Naruto Databook, Wanted (coletânea de histórias do autor de One Piece, incluindo a que influenciou o mangá!), Bestiarius e Nisekoi. 



Após esse painel, fomos às sessões de autógrafos de quadrinistas brasileiros! <3 Desde o Anime Friends de 2014 queria encontrar novamente a Cristina Eiko, que na época foi muito educada comigo e tem um trabalho muito fofo com seu marido Paulo Crumbim.


Cristina Eiko e Paulo Crumbim



A fila da sessão de autógrafos da Cristina Eiko e Paulo Crumbim estava pequena, porém a do quadrinista Vitor Cafaggi estava enorme!! Para vocês terem uma ideia, a Lu e eu ficamos duas horas na fila, hahaha. Apesar disso, valeu muito a pena, pois ele é extremamente gentil com todos. <3



No terceiro e último dia fui à mesa-redonda com booktubers, com a presença de: Larissa Siriani, escritora e booktuber; Bárbara Prince, editora, revisora e preparadora de textos da Editora Aleph e autora do blog Sem Serifa; Isabela Lubrano autora do blog e do canal no youtube Ler Antes de Morrer e Gabriela Colicigno autora do blog Who's Geek e editora de literatura do blog Minas Nerds.


Isabela Lubrano, Bárbara Prince, Larissa Siriani e Gabriela Colicigno
O bate-papo foi sobre o mercado editorial e como as editoras tratam o trabalho dos booktubers e blogueiros. Algumas delas citaram a falta de feedback das editoras e a falta de divulgação do trabalho dos blogueiros. E sem mencionar editoras, Larissa Siriani disse que algumas delas acham que blogueiros são máquinas de resenhas, o que complica as parcerias.

Gostei muito quando falaram sobre comentários em seus respectivos vídeos no youtube que são pejorativos e duvidam da capacidade delas em inúmeros aspectos, realmente foi interessante.

Depois fui à sessão de autógrafos da quadrinista Lu Cafaggi, irmã do Vitor. :) Ela é muito fofa! A pessoa mais fofa que já vi, hahaha. Muito gentil, assim como seu irmão, fez um autógrafo adorável! <3

Lu Cafaggi
Como a sessão dela demorou um pouco, participei somente do final do Painel Marvel, DC, Star Wars e Vertigo, mas mesmo assim recebi dois pôsteres dos próximos lançamentos de brinde! :D

Pôster do Batman Cavaleiro das Trevas III: A Raça Superior

Pôster de Guerras Secretas (frente)
Pôster de Guerras Secretas (verso)
Espero que vocês tenham gostado do post, nós gostamos muito do evento e pretendemos ir novamente no próximo! :D Este evento é ótimo para quem quer, além de comprar, ver conteúdos e lançamentos interessantes. E se você ainda não conhece muito sobre histórias em quadrinhos e mangás, também o recomendo, pois pode conhecer o trabalho de vários quadrinistas e artistas e de cara conseguir um autógrafo! 

Me despeço com um gif de uma action figure do Thor! hahaha xD


E lembrem-se: foca na leitura!
Blogger
Facebook

4 comentários

  1. Olá,

    Nossa parece que esse dia foi bem divertido em? Fico muito feliz por você ter tido a chance de participar.

    Grande Abraço
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivianne!

      Foi ótimo <3
      Recomendo que vá também!

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Joyce, o evento parece ter sido bem bacana, cheio de palestra e seções de autógrafos interessantes, como você eu também gosto de mangas de volume único e fiquei interessada no lançamento The Wedding Eve *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!

      Esse evento é perfeito para quem gosta de palestras e de conhecer o trabalho dos quadrinistas brasileiros :D
      Ai, The Wedding Eve parece ser tão lindo *-*

      Beijos!

      Excluir