INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

20 de novembro de 2015

Livros para o Dia Nacional da Consciência Negra

Marcadores: ||

Oi gente! Ficamos algum tempo fora por que estamos ocupadas, nos desculpe por isso, mas voltamos! :D 

Hoje decidimos fazer um post pequeno de livros com protagonistas negros, sobre racismo e escravidão. Nossa lista é pequena e por isso pedimos a vocês sugestões nos comentários com os livros que vocês acham que ficaram faltando. :)

A Cabana do Pai Tomás

"A Cabana do pai Tomás" é uma história de fé, coragem, determinação, perseverança e luta. Harriet Beecher Stowe, que conhece de perto a realidade do cenário que narra, passa ao leitor um sentimento de revolta e indignação ao apresentar detalhadamente o comércio "legal" de seres humanos e a forma bruta e selvagem com que os senhores tratavam os negros a fim de obterem mais lucros em suas propriedades.Este registro literário contribui intensamente para a abolição da escravatura. Basta observara que, dois anos depois de seu lançamento, surgiu o Partido Republicano, que abraçou a causa abolicionista. A autora chegou até mesmo merecer do presidente norte-americano, Abraham Lincoln, esta consideração: Foi a senhora que, com seu livro, causou essa grande guerra (a guerra entre os estados).

A cor púrpura


Publicado com sucesso nos Estados Unidos, o romance A Cor Púrpura tornou-se conhecido, principalmente, após a adaptação para o cinema por Steven Spielberg, num filme estrelado por Whoopi Goldberg (Celie) e Oprah Winfrey (Sofia).
A personagem principal, Celie, negra, semianalfabeta, no sul dos Estados Unidos, vive entre cuidar da família e planeja uma história diferente da sua para a irmã, Nettie. Acompanhamos sua vida por mais de trinta anos, por meio das cartas que escreve para Deus e, posteriormente, para a irmã. Em oposição à solidão, pobreza, brutalidade e violência, Celie vai descobrir outras maneiras de sentir. A autora foi vencedora do Prêmio Pulitzer em 1983.




Doze anos de escravidão


Considerada a melhor narrativa já escrita sobre um dos períodos mais nebulosos da história americana, Doze anos de escravidão narra a história real de Solomon Northup, um negro livre que, atraído por uma proposta de emprego, abandona a segurança do Norte e acaba sendo sequestrado e vendido como escravo. Depois de liberto, Northup publicou o relato contundente de sua história, que se tornou um best-seller imediato. Hoje, 160 anos após a primeira edição, Doze anos de escravidão é reconhecido como uma narrativa de qualidades excepcionais. Para a crítica, o caráter especial do livro deve-se ao fato de o autor ter sido um homem culto que viveu duas vidas opostas, primeiro como cidadão livre e depois como escravo.“O livro nos encantou: a dimensão épica, o detalhamento, a aventura, o horror, a humanidade. Lia-se como um roteiro de cinema, pronto para ser filmado. Eu não podia acreditar que nunca ouvira falar nele. Pareceu-me tão importante quanto O diário de Anne Frank, só que publicado quase cem anos antes.” - Steve McQueen, diretor do filme 12 anos de escravidão.

Nelson Mandela - Conversas que tive comigo


Conversas que Tive Comigo traça um retrato pessoal sem precedentes de um dos maiores líderes de nosso tempo, Nelson Mandela que mantém participação ativa nas discussões sociopolíticas mundiais e preside a Fundação Nelson Mandela, voltada para a promoção da justiça social e da paz através de programas de pesquisa, parcerias e diálogo com diversos setores da sociedade. 
Com prefácio assinado por Barack Obama, o livro se baseia no arquivo pessoal de materiais inéditos de Nelson Mandela, incluindo seus diários da prisão, suas anotações sobre as negociações para o fim do apartheid, correspondências, recortes de jornais e rascunhos de discursos e gravações nunca vistos nem ouvidos antes, que propiciam a plena compreensão do lado humano do ícone reconhecido em todo o mundo. Adquirido pela Rocco em acirrado leilão que envolveu as maiores editoras do mundo, Conversas que Tive Comigo foi o livro mais disputado da Feira de Frankfurt de 2009. 




Preciosa

Preciosa conta a história da adolescente Precious Jones. Aos 16 anos e grávida do próprio pai pela segunda vez (a primeira foi aos 12 anos), ela conhece uma professora singular, sua guia numa jornada de redenção e transformação. Uma narrativa intensa sobre adversidades e os mecanismos para lidar com elas.
Claireece Precious Jones suportou inimagináveis dificuldades em sua curta trajetória. Abusada pela mãe, estuprada pelo pai, ela cresce pobre, obesa, embrutecida, analfabeta, desprezada e, no geral, ignorada. Em seu próprio dialeto, ela se revela para os leitores: as humilhações constantes, os sonhos desfeitos e a resignação com que enfrenta a própria vida.
No Harlem, o reino dos sem voz, mora com a mãe, mulher solitária e cruel que assiste a TV incessantemente, devora toda a comida que Precious prepara e a submete suas tiradas raivosas. Apesar de tudo, a adolescente suporta a mãe com paciência surpreendente e segue em frente, tentando contornar os problemas do dia a dia com a cabeça erguida. E sonha com uma vida de celebridade, coberta de jóias, vestidos de luxo e um namorado bonitão.
Mas por causa da gravidez é forçada a abandonar a escola — o último e precário vínculo que a ligava ao restante do mundo — e é convidada a frequentar um centro de aprendizado alternativo. Ali, no fim da linha, está a senhorita Rain, uma jovem professora, radical e batalhadora por meio da qual Precious terá a possibilidade de recuperar sua voz e sua dignidade, descobrindo um mundo novo no qual poderá finalmente entender os próprios sentimentos e se expressar de uma maneira que nunca antes havia imaginado.
Aclamado pela critica, Preciosa alcançou o primeiro lugar nas principais listas de mais vendidos nos Estados Unidos, incluindo do New York Times. Foi traduzido para mais de 11 idiomas e deu origem a um filme homônimo, apontado como um dos grandes favoritos ao Oscar 2010. 

Então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado da lista, coloquem sugestões nos comentários de outros livros sobre o assunto, até mesmo os infantis. Ah e logo, logo vamos postar uma resenha com um livro sobre esse tema; um que não esta na lista! ;) Lembrando que clicando nas imagens vocês serão redirecionados para o Skoob dos livros. 
Ah e lembrem-se: foca na leitura!
Blogger
Facebook

6 comentários

  1. Oi meninas, td bem?
    Eu adorei esse post!
    Só conhecia o Preciosa, que já tinha visto em outro blog, e o 12 anos de escravidão, que estou juntando forças pra ver o filme, rs.
    Nelson Mandela <3
    Eu indicaria tbm o A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Preciosa já é muito triste, então se prepare muito para assistir Doze Anos de Escravidão rs
      Quero ler mais sobre o Nelson Mandela, ainda não tive oportunidade.
      Pensei em colocar A Escrava Isaura, se outros leitores fizerem mais recomendações, faço outra lista :D

      Obrigada,
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá ^^

    Já assisti todos os filmes que você recomendou e são todos realmente muito bons!

    Seu blog é lindo e já estou seguindo ele!

    Beijos,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Ainda não tive tempo de assistir, imagine ler todos rs

      Obrigada <3
      Beijos!

      Excluir
  3. Muito boa essa tua lista, tem um livro que teve adaptação cinematográfica chamado Histórias Cruzadas que mostra muito da questão da moderna escravidão dos negros.
    Abraços!
    http://umaleituraqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel!

      Obrigada, quando a fiz não sabia quais livros colocar até retirei alguns rs
      Adoro o filme e a próxima resenha do livro será do livro :D

      Beijos!

      Excluir