INÍCIO RESENHAS PARCEIROS CONTATO ESPECIAIS

30 de julho de 2014

Falando sobre: A Bailarina Fantasma

||
Autora: Socorro Acioli
Editora: Biruta
182 Páginas                  

                                                  Sinopse: O Theatro José de Alencar é um lugar mágico. Foi construído em 1908 e graças aos cuidados que tem recebido, ainda conserva a mesma beleza e encanto do dia de sua inauguração . Parece inacreditável que seja possível sentar nas mesmas cadeiras em que tantas pessoas estiveram há cem anos, quando a cidade recebeu de presente essa jóia de arquitetura.
Até hoje a empresa escocesa MacFarlane & CO, que forneceu o ferro para estrutura da sala de espetáculos, indica o Theatro José de Alencar como uma de suas obras mais bonitas, dentre tantas espalhadas pelo mundo. Além do material vindo da Escócia, a beleza desse teatro também conta com a obra de artistas plásticos, arquitetos e engenheiros brasileiros.
Parece que os fantasmas gostam de teatros antigos. Com esse não é diferente. Há anos os funcionários e artistas que frequentam essa casa relatam histórias sobre uma bailarina jovem, bonita, quase transparente, que dança no palco pela madrugada, passeia pelos corredores e tenta fazer contato com alguém que não tenha medo do seu hálito gelado. A bailarina fantasma tem algo a dizer e uma história para contar. Sua vida se confunde com a vida dessa casa centenária. Só alguém com muita coragem será capaz de ouvir.
Olá! Hoje eu (Lu) vim contar para vocês a minha experiência com o livro “A Bailarina Fantasma”. Espero que gostem.

“A Bailarina Fantasma” trata da história de Anabela, filha de um arquiteto que está responsável pela reforma do Theatro José de Alencar, construído em 1908. Anabela então passa a frequentar o local e vê uma bailarina fantasma jovem, bonita, quase transparente, que dança no palco pela madrugada, passeia pelos corredores e tenta fazer contato com alguém que não tenha medo de seu hálito gelado, pois precisa resolver pendências de seu passado.

Na primeira apresentação de balé que Anabela assiste, vê a bailarina. Fica muito assustada, pois percebe que os outros não têm a mesma visão; conta sobre isso para sua melhor amiga Luciana e ela, acreditando em Anabela depois de uma prova, resolve recolher depoimentos dos artistas e funcionários do teatro para ajudar sua amiga. Aos poucos, Anabela se aproxima da bailarina fantasma e vai conhecendo seus segredos e angústias. Sua história é realmente emocionante!

Gostaria de dizer que a capa é um convite a mais para se ler o livro, pois para mim está sensacional! A Editora Biruta está de parabéns pela edição, pois ao longo do livro são apresentadas para nós algumas fotos do teatro instigando quem não o conhece a visitá-lo. Para quem não sabe, fica em Fortaleza. Percebe-se que a autora fez um bom trabalho de pesquisa para o livro, nos dando algumas informações históricas sobre o teatro.

Esta leitura foi surpreendente para mim e gostei bastante, pois o meu primeiro contato com a literatura nacional fora os livros exigidos pela escola foi regular. Uma coisa que me incomodou um pouco ao final do livro, mas que não compromete a leitura foi o fato de algumas personagens aceitarem situações novas e estranhas de repente.

Este livro ganhou os prêmios: Catálogo Bolonha FNLIJ 2011| Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - Brasil, Altamente recomendável FNLIJ 2010 | Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - Brasil e PNBE 2011 | Programa Nacional Biblioteca da Escola, então está recomendadíssimo!

Fiquei com vontade de ler outras obras da autora e já estou de olho em "O Anjo do Lago". Alguém aqui já leu um desses livros? O que acharam?



Um beijo e foca na leitura!
Facebook
Blogger

2 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Sou louca para ler a Bailarina Fantasma! Tudo nesse livro me atrai, o título, a capa, a sinopse! E principalmente por ser um livro nacional é que fico ainda mais curiosa. Mas eu meio que sempre esqueço de comprar quando visito as lojas virtuais...Espero em breve ter a oportunidade de realizar essa leitura e espero gostar bastante também!

    Beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia assim que puder hahaha eu realmente gostei :)
      Beijo

      Excluir